Estrutura Curricular
A estrutura curricular deste curso prevê disciplinas obrigatórias de caráter teórico e prático voltadas à formação do Bacharel em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa. Neste sentido, o curso organiza-se a partir de quatro eixos estruturantes: A - Libras; B - Língua, linguagem e cultura; C - Tradução e interpretação, D - Processos de Desenvolvimento Humano e de Aprendizagem.
Eixo A - Libras
O eixo A abarca as disciplinas que se referem à aprendizagem e aos usos da Libras, estruturante e indispensável ao aluno que pretende se tornar Tradutor e Intérprete. Apresentam caráter prático, dada a visualidade da língua em questão, e visam à prática discursiva em Libras, de forma que o aluno adquira conhecimentos aprofundados sobre a língua e também fluência na mesma, capacitando-o para o exercício da tradução e da interpretação.
Estão compreendidas neste eixo as seguintes disciplinas:
Eixo B - Língua, Linguagem e Cultura
O eixo B compreende as disciplinas que embasam os conhecimentos sobre Linguística e Língua Portuguesa - nas modalidades oral e escrita -, bem como questões concernentes à surdez, tais como desenvolvimento de linguagem, inclusão social e aspectos culturais.
Este eixo é composto pelas seguintes disciplinas:
Eixo C - Tradução e Interpretação
O eixo C é composto por disciplinas voltadas à tradução e à interpretação da Língua Portuguesa para a Libras e vice-versa, enfatizando e consolidando os conhecimentos sobre as línguas envolvidas nesses processos e promovendo ações práticas que contribuam para a atuação profissional do egresso. Este eixo pressupõe, ainda, a apresentação dos diferentes espaços de atuação do futuro profissional, promovendo conhecimentos específicos sobre cada um deles.
As disciplinas compreendidas neste eixo são:
Eixo D - Processos de Desenvolvimento Humano e de Aprendizagem
O eixo D pode ser considerado como "estruturante", posto que oferece ao aluno conhecimentos básicos e gerais sobre processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem.
Este último eixo é composto pelas disciplinas: