Estrutura Curricular

A estrutura curricular deste curso prevê disciplinas obrigatórias de caráter teórico e prático voltadas à formação do Bacharel em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa. Neste sentido, o curso organiza-se a partir de quatro eixos estruturantes: A - Libras; B - Língua, linguagem e cultura; C - Tradução e interpretação, D - Processos de Desenvolvimento Humano e de Aprendizagem.

Eixo A - Libras

O eixo A abarca as disciplinas que se referem à aprendizagem e aos usos da Libras, estruturante e indispensável ao aluno que pretende se tornar Tradutor e Intérprete. Apresentam caráter prático, dada a visualidade da língua em questão, e visam à prática discursiva em Libras, de forma que o aluno adquira conhecimentos aprofundados sobre a língua e também fluência na mesma, capacitando-o para o exercício da tradução e da interpretação. Estão compreendidas neste eixo as seguintes disciplinas:

filler image



Eixo B - Língua, Linguagem e Cultura

O eixo B compreende as disciplinas que embasam os conhecimentos sobre Linguística e Língua Portuguesa - nas modalidades oral e escrita -, bem como questões concernentes à surdez, tais como desenvolvimento de linguagem, inclusão social e aspectos culturais. Este eixo é composto pelas seguintes disciplinas:

filler image



Eixo C - Tradução e Interpretação

O eixo C é composto por disciplinas voltadas à tradução e à interpretação da Língua Portuguesa para a Libras e vice-versa, enfatizando e consolidando os conhecimentos sobre as línguas envolvidas nesses processos e promovendo ações práticas que contribuam para a atuação profissional do egresso. Este eixo pressupõe, ainda, a apresentação dos diferentes espaços de atuação do futuro profissional, promovendo conhecimentos específicos sobre cada um deles. As disciplinas compreendidas neste eixo são:

filler image

Eixo D - Processos de Desenvolvimento Humano e de Aprendizagem

O eixo D pode ser considerado como "estruturante", posto que oferece ao aluno conhecimentos básicos e gerais sobre processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem. Este último eixo é composto pelas disciplinas:

filler image

Contato Coordenação

Telefone:16 3306 6894
Email: libraslp.ufscar@gmail.com
Website: www.tilsp.ufscar.br

Contato SeTILSP

Serviço de Tradução e Interpretação
de Libras/ Língua Portuguesa
Telefone:16 3306 6893
Email: setils.ufscar@gmail.com

Endereço

Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Psicologia
Coord. do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa
Rod. Washington Luís, km 235 (SP-310)
São Carlos/SP - CEP 13565-905