Docentes


Profa. Dra. DILÉIA APARECIDA MARTINS

image2

Iniciou sua atuação profissional como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde cursou a licenciatura em educação especial. Compôs a equipe do Programa de Acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (Proaces) pioneiro na oferta de condições de acessibilidade ao ensino superior. Nessa mesma instituição cursou o mestrado em educação com a dissertação intitulada "Trajetórias de formação e condições do trabalho de intérpretes de Libras em Instituições de Educação Superior". Na Universidade Federal de São Carlos sua carreira teve início com a atuação como docente voluntária, substituta e durante o doutorado ingressou na carreira do magistério superior como professora efetiva desta instituição. Sua tese de doutorado aborda o acesso do estudante surdo ao ensino superior com o uso da nota obtida no Enem, uma análise documental e estatística dos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP financiada pelo Programa Observatório em Educação Obeduc CAPES. É pós-doutora em Letras (sociolinguística), professora do Departamento de Psicologia, Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Suas duas obras mais recentes o e-book "Você disse Libras?" e o livro "Cenas do Cotidiano Escolar: Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio" abordam a educação bilíngue e inclusiva para surdos sendo a última um diferencial no mercado editorial por representar a intersecção entre educação de surdos, antirracismo e relações étnico-raciais.

Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tradução, Interpretação e Educação para o Antirracismo em contextos sociolinguísticos de línguas de sinais” (Modalidade Programa de Extensão Universitária - Proex UFSCar nº 23112.005105/2020-45)

Contato Coordenação

Telefone:16 3306 6894
Email: libraslp.ufscar@gmail.com
Website: www.tilsp.ufscar.br

Contato SeTILSP

Serviço de Tradução e Interpretação
de Libras/ Língua Portuguesa
Telefone:16 3306 6893
Email: setils.ufscar@gmail.com

Endereço

Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Psicologia
Coord. do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa
Rod. Washington Luís, km 235 (SP-310)
São Carlos/SP - CEP 13565-905