Docentes Efetivos
Prof. Dr. Cássio Florêncio Rubio
Possui Doutorado e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - São José do Rio Preto-SP). É Licenciado em Letras, com habilitação em Português e Francês, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP São José do Rio Preto-SP) e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP- São José do Rio Preto-SP). Foi professor permanente do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Foi Pró-Reitor de Relações Institucionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como professor efetivo do Magistério Superior de Língua Portuguesa do Instituto de Linguagens e Literaturas e docente do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção, no Ceará. Atualmente é Professor Adjunto IV vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando em disciplinas do eixo de língua, linguagem e cultura do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP). As pesquisas estão voltadas para as áreas de descrição e análise linguística, sociolinguística e dialetologia e ensino de língua portuguesa como língua materna e como língua adicional.
Profa. Dra. DILÉIA APARECIDA MARTINS
Iniciou sua atuação profissional como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde cursou a licenciatura em educação especial. Compôs a equipe do Programa de Acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (Proaces) pioneiro na oferta de condições de acessibilidade ao ensino superior. Nessa mesma instituição cursou o mestrado em educação com a dissertação intitulada Trajetórias de formação e condições do trabalho de intérpretes de Libras em Instituições de Educação Superior. Na Universidade Federal de São Carlos sua carreira teve início com a atuação como docente voluntária, substituta e durante o doutorado ingressou na carreira do magistério superior como professora efetiva desta instituição. Sua tese de doutorado aborda o acesso do estudante surdo ao ensino superior com o uso da nota obtida no Enem, uma análise documental e estatística dos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP financiada pelo Programa Observatório em Educação Obeduc CAPES. É professora do Departamento de Psicologia, Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas duas obras mais recentes o ebook "Você disse Libras" e o livro "Cenas do Cotidiano Escolar: Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio" abordam a educação bilíngue e inclusiva para surdos sendo a última um diferencial no mercado editorial por representar a intersecção entre educação de surdos, antirracismo e relações étnico-raciais.
Prof. Me. GUILHERME NICHOLS
Ator (DRT 0059224) e Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2016) e doutorando em Educação pela UNICAMP (em andamento). Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro (2023) pela SENAC/São Carlos-SP. Atualmente, é professor do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Experiência Profissional: Educação Bilingue de Surdos: (Instrução em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II); Formação de Instrutores de Libras; Ensino de Libras como Segunda Língua; Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras; Consultório de Acessibilidade na Esfera Artística de Teatro; Contribuição para tornar o teatro mais acessível. Áreas de Interesse e Pesquisa: Filosofia da Diferença (Deleuze e Guattari), Educação Bilíngue, Ensino de Libras como Segunda Língua, Literatura Surda/ em Libras, Teatro Bilíngue.
Profa. Dra. JANAINA CABELLO
Doutora e mestra pela Faculdade de Educação - UNICAMP, na linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação, tendo recebido o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos - melhor tese em defesa dos Direitos Humanos na área de Educação, Unicamp/Instituto Vladimir Herzog (2022). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos (INDDHU/CNPq) - Unicamp e do Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença (GP-LnD/CNPq) - Unicamp. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus Bauru) e em Pedagogia pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), GT 24 - Educação e Arte. Tem experiência na área de Educação, tendo como atuação/temas de interesse: imagem/fotografia, cinema, literatura e arte e as relações com a educação e a psicologia, diferenças, pedagogias/estudos decoloniais, educação com ênfase em direitos humanos e não-humanos, em relações étnico-raciais e movimentos sociais.
Prof. Dr. JOÃO PAULO DA SILVA
É graduado em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), especialista em tradução e interpretação em libras e português pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010), mestre (2014) e doutor (2023) em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo. É professor no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2016, atuando no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa (TILSP). Atualmente exerce a função de coordenador de curso (2023-2025). É membro do Laboratório 'Linguagem, Interação, Cultura e Cognição' (LLICC-USP), e atua na área de descrição e análise linguísticas. Seu principal interesse de pesquisa é o estudo e da intercorporealidade e da multimodalidade características das interações humanas, com ênfase na descrição da libras.
Prof. Dr. MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
É pós-doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2022-2023), Doutor (2016) e Mestre (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Fonoaudiologia (2009) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde coordena o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar), lidera o Grupo de Estudos Discursivos da Língua de Sinais (GEDiLS/UFSCar/CNPq) e atua no eixo de tradução e de interpretação do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa. Na UFSCar também está, neste momento, como Secretário-Geral da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE). É Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC) e é membro-pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Língua de Sinais (InterTrads/UFSC/CNPq). É tradutor e intérprete de Libras-Português com certificação pelo Exame de Proficiência em Libras no Ministério da Educação (PROLIBRAS/MEC-2006 - 2010) e com experiência na tradução de textos didáticos, literários e audiovisuais e na interpretação comunitária, educacional, de conferências e midiática. Como docente tem atuado na formação de tradutores e de intérpretes de língua de sinais em nível de graduação, pós-graduação lato sensu e extensão. Os temas centrais de ensino, pesquisa e extensão são tradução, interpretação, Libras, tradução audiovisual, intermodalidade, verbo-visualidade e estudos bakhtinianos.
Profa. Dra. RAISSA SIQUEIRA TOSTES
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar) no curso Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (UFSCar). Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Integrante do Grupo de Pesquisa - Educação Bilíngue: fundamentos científicos, culturais, linguísticos e educacionais (USP), coordenado pela Profª. Drª. Ana Claudia Lodi. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Tradução e Interpretação, com ênfase em Saúde Mental e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, educação especial, educação de surdos, saúde mental, políticas públicas. Tem experiência de ensino na área de Educação, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa.
Profa. Dra. VANESSA REGINA DE OLIVEIRA MARTINS
É Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Membro da Comissão Editorial da Revista de Educação Especial (UFSM) - Editora de Seção. Coordenadora e criadora do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras (UFSCar/FAPESP/PROEX). Coordena um Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Membro e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE/UNISINOS). Membro avaliadora Ah hoc de projetos de pesquisas submetidos à FAPESP e de Iniciação Científica, submetidos à Editais CAPES pela UFSCar. Possui experiência docente na área da educação bilíngue de surdos (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental); na formação na área social da surdez; na formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais; na formação para educadores bilíngues de surdos e professores de Libras. Possui experiências como tradutora e intérprete de língua brasileira de sinais em diferentes áreas, com maior ênfase na interpretação em contextos de ensino. Áreas de interesse de estudos e pesquisas: Filosofias da diferença; Educação de surdos e educação inclusiva; Intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; Educação bilíngue de surdos; Relações de saber e poder no contexto educacional; Educação e diferenças; Práticas pedagógicas; Letramento visual e Pedagogia surda.
Docentes Substitutas
Profa. Ma. PRISCILA SILVEIRA SOLER (atuação no curso 2023-2024)
Doutoranda em Educação Especial (2023) e Mestra em Educação Especial (2022) pelo programa de pós-graduação em Educação Especial (CAPES 7) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharela (2019) em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Educação Especial pela UniBF (2023). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDI). Possui experiências como tradutora e intérprete de Libras e Língua Portuguesa em diferentes esferas discursivas, no entanto, com maior ênfase na interpretação em contexto da educação básica. Atualmente é professora substituta do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Profa. Ma. MICHELE TOSO CAPELLINI (atuação no curso 2023-2024)
Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- FMRPUSP. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenou o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue para surdos da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos - SP. (2012- 2023). Atua como Fonoaudióloga Clínica Bilíngue Libras e Português, Professora Substituta no Departamento de Psicologia do Centro de Educação e Ciências Humanas - UFSCar.
Docentes Convidadas
Profa. Dra. CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs.Vencedor do 1º Lugar da 56ª Prêmio JABUTI área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar.
Profa. Dra. LARA FERREIRA DOS SANTOS
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atualmente professor Adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ministrando a disciplina "Introdução à Língua Brasileira de Sinais - Libras I" nos Cursos de Licenciatura, e como colaboradora dos cursos de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa e de Licenciatura em Educação Especial, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Coordenação do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa nos anos de 2014-2017 e 2019-2021. Experiência como Tradutora e Intérprete de Libras em diversos espaços sociais. Pesquisadora com experiência na área da Educação de surdos e formação de profissionais para educação bilíngue de surdos desde 2005. Fundamentação teórica na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngue em Piracicaba, Campinas e São Carlos. Membro da equipe de pesquisa do Projeto Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos da Educação Básica: aplicação, análise, formação e implicações pedagógicas (Processo CNPq 405337/2023-0). Vencedor do 1 Lugar da 56 Prêmio Jabuti 2014 na área de Educação com o livro "Tenho um aluno surdo e agora?" Ed. UFSCar.
Profa. Dra. MARIANA DE LIMA ISAAC LEANDRO CAMPOS
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente, ocupa o cargo de professora assistente II da Universidade Federal de São Carlos na disciplina de Introdução a Língua Brasileira de Sinais; Libras I e Libras II, para os cursos das licenciaturas e também como professora virtual da mesma disciplina, na modalidade de ensino a distancia do curso de licenciatura Educação Musical da UFSCar. Vice-Coordenadora do Curso Bacharelado Tradução e Interpretação Libras e Língua Portuguesa (TILSP) - UFSCar. Atua em pesquisas nas áreas de LIBRAS, de Ensino a distância; de Estudos Surdos, de Informática na Educação de Surdos, Cultura Surda, Política, tecnologias assistivas, comunidade surda, pedagogia, inclusão, diferença linguística e cultural.
Profa. Ma. REGIANE PINHEIRO AGRELLA
Professora de Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS (efetiva) na Universidade Federal de Sâo Carlos - UFSCar-São Carlos. Formada em Pedagogia com habilitação em Educação de Excepcionais - Deficientes da Audiocomunicação e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) (2000). Pós-graduada em Inteligência Multifocal e Psicanálise pela Faculdade Hoyler (2004). Aprovada no Exame de Proficiência em Libras - Superior - PROLIBRAS/2006. Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Minha área de pesquisa é as cognição e aquisição de Classificadores da LIBRAS por crianças até 3 anos de idade. Além disso, venho desenvolvendo pesquisa sobre metodologias de ensino LIBRAS para ouvintes e surdos, atuando nos seguintes temas: Educação de Surdos, Inclusão, Tradução e Interpretação de LIBRAS, Linguística, Comunicação, Educação e Ensino de Libras da primeira língua eou segunda língua.
Contato SeTILS
Serviço de Tradução e Interpretação
de Libras/ Língua Portuguesa
Telefone:16 3306 6893
Email: setils@ufscar.br
Website: www.tilsp.ufscar.br
Endereço
Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Psicologia
Coord. do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa
Rod. Washington Luís, km 235 (SP-310)
São Carlos/SP - CEP 13565-905
Agendamento de acolhimento em saúde mental:
Para informações e agendamento de acolhimento em saúde mental na Universidade, entre em contato por telefone (3351-8200) caso já possua prontuário no DeAS e presencialmente caso ainda não tenha prontuário.
Compareça com os seguintes documentos: atestado de matrícula e documento com foto (RG e CPF). Não são realizados agendamentos por e-mail.
O horário de atendimento do DeAS: das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Mais informações e endereço do DeAS, acesse:
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