Histórico

Em 16 de dezembro de 2013 a Universidade Federal de São Carlos assinou junto a Coordenação Geral de Expansão e Gestão das IFES - MEC uma pactuação para a criação do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa no Campus São Carlos desta Universidade.

Foram discutidos os projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais, sendo um da Universidade Federal de Santa Catarina (iniciado em 2009) e outro da Universidade Metodista de Piracicaba (proposto em 2008), para ampliar o conhecimento sobre a formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (TILS).

As leis relativas a Libras e à atuação de TILS (LEI 10.436, abril de 2002; DECRETO 5.626, dezembro de 2005; e LEI 12.319, setembro de 2010) foram consideradas detalhadamente. Durante todo o trabalho, em todas as suas reuniões, a comissão teve o acompanhamento das pedagogas da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico da ProGrad. A comissão apresentou um esboço da proposta para os Departamentos que potencialmente poderiam oferecer disciplinas em áreas de conhecimento majoritariamente envolvidas na oferta do curso (Psicologia e Letras). As sugestões e propostas foram incorporadas desde que atendessem à especificidade de formação em TILS e a formação do tradutor intérprete Libras.

Contato Coordenação

Telefone:16 3306 6894
Email: libraslp.ufscar@gmail.com
Website: www.tilsp.ufscar.br

Contato SeTILSP

Serviço de Tradução e Interpretação
de Libras/ Língua Portuguesa
Telefone:16 3306 6893
Email: setils.ufscar@gmail.com

Endereço

Universidade Federal de São Carlos
Departamento de Psicologia
Coord. do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa
Rod. Washington Luís, km 235 (SP-310)
São Carlos/SP - CEP 13565-905