Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 2023
“Caibo aqui?”: trans(sinais) na formação acadêmica em tradução e interpretação Libras/Língua Portuguesa
Autora: Alice Agnes de Souza Silva
Ano de conclusão: 2023
RESUMO: Neste trabalho de conclusão de curso, apresento uma proposta de produção audiovisual bilíngue, em que a Libras é colocada em destaque para a apresentação e discussão da temática que versa sobre a reflexão do corpo da pessoa tradutora/intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILSP), em específico o corpo Trans (que é pouco visto nesse campo profissional), seus atravessamentos, desafios e potência no contexto da tradução e interpretação de Libras e no campo da surdez. Nesse sentido, meu objetivo foi desenvolver/criar/produzir um material audiovisual, de cunho autobiográfico, acessível a pessoas surdas e ouvintes, que podem se beneficiar da produção para reflexão a discussão sobre a ideia cânone do corpo do profissional Tradutor e intérprete de Libras bem como inclusão e diferenças e suas várias possibilidades de intersecção dentro deste campo de atuação, neste caso um corpo travesti assumindo a posição de intérprete. O material editado e finalizado será disponibilizado gratuitamente no canal do curso TILSP no Youtube, bem como o roteiro em português e a sistematização e fundamentação teórica submetida posteriormente na plataforma da biblioteca pública da Universidade. Como resultados, espero contribuir para incitar a reflexão crítica sobre a diversidade dos corpos, de modo a propor um repensar nas representações do TILS e por sua vez, no imaginário do senso comum, para com o cenário de Tradutores e Intérpretes de Libras.
ONDE NOSSAS MÃOS PRECISAM CHEGAR: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM SÃO PAULO DE OLIVENÇA (AM)
Autora: Renata Cruz Castro
Ano de conclusão: 2023
RESUMO: Neste trabalho de conclusão de curso, apresento uma proposta de produção audiovisual bilíngue, em que a Libras é colocada em destaque para a apresentação e discussão da temática que versa sobre a educação de surdos e os desafios enfrentados pelo aluno surdo em uma das escolas da rede municipal do município de São Paulo de Olivença, interior do Amazonas. Nesse sentido, desenvolvi um material audiovisual acessível a pessoas surdas e ouvintes, que podem se beneficiar da produção. O trabalho mostra a realidade da educação de surdos e os desafios que os mesmos enfrentam para adquirir a educação sem a presença de um profissional intérprete de Libras, mais especificamente discutindo as dificuldades enfrentadas por esses alunos com a falta desse profissional intérprete de Libras para atuação na educação. A partir de um levantamento feito em uma das escolas municipais que atendem essas crianças e adolescentes surdos, e em entrevistas feitas com a gestora da escola, pretendeu-se identificar quais são as práticas utilizadas pelos professores das escolas no processo de ensino de estudantes alunos, apresentando e discutindo sobre as estratégias didáticas apresentadas, problematizando a ausência de profissionais intérpretes para atendê-los - mesmo havendo uma legislação nacional que garante o acesso das pessoas surdas à educação.